#1530 – Pina

É um enorme prazer descobrir uma artista como Pina Bausch no cinema. Não sou uma pessoa que freqüenta teatros para ver dança, ópera ou orquestras sinfônicas, não sei se é por preconceito, mas essas não são minhas preferências quando penso em diversão. Já o cinema é um lugar onde me sinto mais confortável para ver de clássicos a documentários. E talvez seja esse o motivo que fui ver Pina 3D no cinema.

Há uns meses uma amiga me falou que tinha visto o filme no Barbican, em Londres, e que eu iria gostar. Vi o trailer e fiquei encantado, mas não imaginava que ficaria tão impressionado com a beleza e delicadeza que é o filme. Wim Wenders, diretor do documentário Buena Vista Social Club, não fez apenas um simples documentário sobre a vida da coreógrafa, ele mostrou o que realmente é importante: a obra de Pina.

O longa foi indicado ao Oscar na categoria documentário, mas infelizmente não ganhou, acho que por não ser uma biografia ou tentar apenas contar uma história. Pina 3D é um filme-documentário-homenagem e talvez não se encaixe nos padrões tradicionais da categoria. O filme está sendo considerado o primeiro filme 3D de arte e é daquelas obras que é necessário ver no cinema e que na TV não terá o mesmo efeito.

O que mais me chamou a atenção foi a fotografia. Coisa fina. As locações ajudaram bastante e tem um grande fio narrativo tanto na obra de Pina como no filme.

Há três elementos brasileiros no filme que me chamaram a atenção: Leãozinho, de Caetano Veloso, é trilha de uma das coreografias do filme, o grafitti d’osgemeos também está presente num dos cenários e um depoimento de uma dançarina brasileira que faz parte do Tanztheater Wuppertal Pina Bousch. Todos precisam ver.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: