#1530 – Pina

É um enorme prazer descobrir uma artista como Pina Bausch no cinema. Não sou uma pessoa que freqüenta teatros para ver dança, ópera ou orquestras sinfônicas, não sei se é por preconceito, mas essas não são minhas preferências quando penso em diversão. Já o cinema é um lugar onde me sinto mais confortável para ver de clássicos a documentários. E talvez seja esse o motivo que fui ver Pina 3D no cinema.

Há uns meses uma amiga me falou que tinha visto o filme no Barbican, em Londres, e que eu iria gostar. Vi o trailer e fiquei encantado, mas não imaginava que ficaria tão impressionado com a beleza e delicadeza que é o filme. Wim Wenders, diretor do documentário Buena Vista Social Club, não fez apenas um simples documentário sobre a vida da coreógrafa, ele mostrou o que realmente é importante: a obra de Pina.

O longa foi indicado ao Oscar na categoria documentário, mas infelizmente não ganhou, acho que por não ser uma biografia ou tentar apenas contar uma história. Pina 3D é um filme-documentário-homenagem e talvez não se encaixe nos padrões tradicionais da categoria. O filme está sendo considerado o primeiro filme 3D de arte e é daquelas obras que é necessário ver no cinema e que na TV não terá o mesmo efeito.

O que mais me chamou a atenção foi a fotografia. Coisa fina. As locações ajudaram bastante e tem um grande fio narrativo tanto na obra de Pina como no filme.

Há três elementos brasileiros no filme que me chamaram a atenção: Leãozinho, de Caetano Veloso, é trilha de uma das coreografias do filme, o grafitti d’osgemeos também está presente num dos cenários e um depoimento de uma dançarina brasileira que faz parte do Tanztheater Wuppertal Pina Bousch. Todos precisam ver.

Deixe um comentário

