#1725 – Os melhores de 2009

Chega o final do ano e todo mundo começa a fazer duas listinhas: as das promessas e dos “melhores de 2009”. Eu como não prometo nada pra mim mesmo porque sei que não vou cumprir faço minha lista dos melhores do ano (da década?). Música, filme, viral, show, álbum, festival, vou tentar lembrar o que vi e achei legal nesse ano que encerará nossa década.

Internacional

Melhor Àlbum

Escutei muita coisa gringa de qualidade em 2009. Beirut, Arctic Monkeys, Phoenix, Albert Hammond Jr., etc. mas nada superou …

TONIGHT - Franz Ferdinand

Pra quem conhece pelo menos um pouquinho da banda escocesa Franz Ferdinand sabe que eles não ficaram parados em Take Me Out, o hit de 2004. Nesse terceiro álbum a banda voltou muito mais dançante e com uma pegada de festa, balada pra dançar separado (e muito louco!). Pra quem não está muito nesse pique agitado pode curtir o “Blood:Tonight” a versão dub do álbum mixado por Dan Carey. Não tem como não gostar!

Melhor show do ano

Ting Tings – as bases eram pré-gravadas, o Iggy Pop tava disputando a atenção no outro palco, tinha pouca gente, mas sem dúvida o set foi o mais animado do Terra 2009!

Melhor show que perdi

Friendly Fires – Um único álbum, recheado de hits, 300 convites a preços bem salgados e um arrependimento pra deixar em 2009. Mesmo sem ter ido ao show acho que foi o mais foda desse ano em São Paulo.

Nacional

Melhor Álbum

Depois de elogiar o super álbum do Franz Ferdinand quem lê espera um puta álbum de rock nacional. Mas como vou elogiar, indicar e falar sobre música brasileira prefiro esquecer a palavra rock por alguns minutos. O álbum nacional que escolhi como o que mais me tocou esse ano foi o “Encanteria” da Maria Bethânia.

Juro que até eu fico surpreso com esse meu gosto meio hiponga macumbeiro. Música brasileira pra mim tem que ter batuque e fazer o povo sentir vontade de dançar. E isso o álbum “Encanteria” faz com maestria. Sambinha bom, com letras pra “vadiar pelo salão”. “Feita na Bahia”, “Encanteria” e “Saudade Dela” com Gil e Caê são tão gostosas de ouvir que fico fazendo promessas para 2010: ser menos preconceituoso com a NOSSA música.

Melhor show do ano

Instituto Racional – Meio da madrugada, centro de São Paulo, milhões de pessoas nas ruas. Pra mim o coletivo Instituto não fez apenas o melhor show da Virada Cultural, mas o melhor show nacional da cidade em 2009. Pra quem gosta de Tim Maia na sua fase mais “mística” e conhece os clássicos álbuns “Racional – Vol. I e II” pirou com BNegão, Talma de Freitas, Ganjaman. Que venha 2010!

O MELHOR SHOW QUE PERDI

***

Ah, melhor filme é esse aqui, o viral do ano é esse, e o festival do ano sem dúvida é esse!

Deixe um comentário

