#1959 – Do Hercules para Hermeto

Em um post do blog do Zeca Camargo entitulado “Os 15 (+1) discos que vc não ouviu em 2008” estava entre os citado o da banda Hercules and Love Affair (download grátis no site e no MySpace). Já tinha visto o nome da banda na votação de melhores do ano do Rrurl e fui para o lugar sagrado da música livre: a comunidade Discografia do Orkut. Depois de baixar o CD da banda fiquei procurando algo que nunca tinha escutado (com a letra H) e pensei que seria interesante baixar Hermeto Pascoal.

Entrei no tópico e entre a lista de obras estava “Lagoa da Canoa, Município de Arapiraca”. Entrei no site oficial do Hermeto e confirmei: ele foi criado em Lagoa da Canoa.

 

Lagoa da Canoa é uma cidade no Estado de Alagoas onde meus avós maternos (vô Elízio e vó Néia) nasceram. Chegando em casa fui conversar com a minha vó sobre o título do CD que pra mim foi uma surpresa.

Ela disse o Herméto (com acento) era filho do seu Pascoal que tinha uma venda na cidade e ela e a irmã gêmea (minha tia avó Nico) iam com um tostão (ela me perguntou se eu sabia o que era tostão) comprar as coisas e morriam de medo do Herméto pq ele era muito branco. Disse que ele só podia sair a noite de tão branco que era e durante o dia parecia que não tinha olho pq não conseguia abrir direito.

Isso ela me contou que tinha 5 anos de idade mais ou menos e meu bisavô dizia: Vou casar vcs duas com eles dois (Hermeto + o irmão mais velho José Neto). Minha vó não gostava da idéia pq morria de medo dele, já minha tia Nico falava que ia casar com o “banco” (branco).

Ela contou que o pai dele que tocava e ensinou o filho. Disse também que os meninos tocavam pros pais dançarem. E claro minha vó não podia deixar de alfinetar: A mãe dele era gorda!

O que é verdade e o que é memória de criança eu não sei, só sei que depois vi no site e confirmei algumas informações como o nome do pai e do irmão.

Ah, ela também se lembrou do nome da rádio que eles foram tocar em Recife: Rádio Tamandaré.

****

Fiquei curioso. Quando tiver show do Herméto em São Paulo EU VOU!

Hermeto Pascoal – Lagoa da Canoa, Município de Arapiraca (1984)

Anúncios

Uma resposta to “#1959 – Do Hercules para Hermeto”

  1. Cara, que loucura esta história. eu fui num show do dominguinhos aqui e o Hermeto tava na mesa do lado, gente fina, querido, simpático. Se eu soubesse da história tinha ido papear com ele, que puxa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: