#1959 – Do Hercules para Hermeto

Em um post do blog do Zeca Camargo entitulado “Os 15 (+1) discos que vc não ouviu em 2008” estava entre os citado o da banda Hercules and Love Affair (download grátis no site e no MySpace). Já tinha visto o nome da banda na votação de melhores do ano do Rrurl e fui para o lugar sagrado da música livre: a comunidade Discografia do Orkut. Depois de baixar o CD da banda fiquei procurando algo que nunca tinha escutado (com a letra H) e pensei que seria interesante baixar Hermeto Pascoal.

Entrei no tópico e entre a lista de obras estava “Lagoa da Canoa, Município de Arapiraca”. Entrei no site oficial do Hermeto e confirmei: ele foi criado em Lagoa da Canoa.

 

Lagoa da Canoa é uma cidade no Estado de Alagoas onde meus avós maternos (vô Elízio e vó Néia) nasceram. Chegando em casa fui conversar com a minha vó sobre o título do CD que pra mim foi uma surpresa.

Ela disse o Herméto (com acento) era filho do seu Pascoal que tinha uma venda na cidade e ela e a irmã gêmea (minha tia avó Nico) iam com um tostão (ela me perguntou se eu sabia o que era tostão) comprar as coisas e morriam de medo do Herméto pq ele era muito branco. Disse que ele só podia sair a noite de tão branco que era e durante o dia parecia que não tinha olho pq não conseguia abrir direito.

Isso ela me contou que tinha 5 anos de idade mais ou menos e meu bisavô dizia: Vou casar vcs duas com eles dois (Hermeto + o irmão mais velho José Neto). Minha vó não gostava da idéia pq morria de medo dele, já minha tia Nico falava que ia casar com o “banco” (branco).

Ela contou que o pai dele que tocava e ensinou o filho. Disse também que os meninos tocavam pros pais dançarem. E claro minha vó não podia deixar de alfinetar: A mãe dele era gorda!

O que é verdade e o que é memória de criança eu não sei, só sei que depois vi no site e confirmei algumas informações como o nome do pai e do irmão.

Ah, ela também se lembrou do nome da rádio que eles foram tocar em Recife: Rádio Tamandaré.

****

Fiquei curioso. Quando tiver show do Herméto em São Paulo EU VOU!

Hermeto Pascoal – Lagoa da Canoa, Município de Arapiraca (1984)

Uma resposta to “#1959 – Do Hercules para Hermeto”

  1. Cara, que loucura esta história. eu fui num show do dominguinhos aqui e o Hermeto tava na mesa do lado, gente fina, querido, simpático. Se eu soubesse da história tinha ido papear com ele, que puxa.

Deixe um comentário

